28 maio, 2012

(Re)Início de Actividade Online

Actualizado em 11/09/2015
Se outra coisa não houver para falar bem do antigo governo Sócrates pelo menos este tipo de coisas podemos agradecer-lhe. O tão badalado "Choque Tecnológico" deu à sociedade a oportunidade de não ter que ir às repartições publicas por tudo e por nada e ficar horas intermináveis à espera de vez, muitas vezes para ter que lá voltar no dia seguinte e perder mais umas horas para acabar de tratar do assunto.
Admito que o portal das finanças podia ser bem mais claro no que diz respeito à navegação. Pessoalmente acho-o ainda bastante confuso e acho que só tinha a ganhar se tivesse uma "secção de favoritos" onde estariam os links mais usados por cada pessoa.

Introduções à parte, realizei o meu primeiro reinicio de actividade online e como em tudo o que se trata de serviços parece que escrevem ou falam numa língua desconhecida. Telefonei para o numero do centro de atendimento, se poderem evitem porque não sai barato o atendimento, e pedi acompanhamento no preenchimento dos formulários.

Avisos à Navegação:
  • precisam de ter o plugin de java a funcionar no browser, Já não é preciso ter o java instalado mas têm OBRIGATORIAMENTE DE USAR O INTERNET EXPLORER. 
  • não se percebe porquê mas a aplicação de inicio de actividade não suporta caracteres com acentos nem cedilhas. Não é nada do outro mundo corrigir este tipo de coisas é só mudara codificação da aplicação ou converter o texto para uma que suporte esses caracteres! Se me pagarem eu faço isso.
Já não é uma applet de Java mas pergunto-me que contrato terá o Estado Português com a Microsoft para nos obrigar a ter um Windows instalado para poder usar o seu navegador que toda a gente sabe que é dos piores Browsers que existem. 

Como fazer o reinicio de actividade online, exemplo para formadores:

  1. Efectuar o login no portal das finanças
  2. Consultar  Entregar-- Declarações - Actividade -- Inicio de Actividade
  3. O formulário aparece numa nova janela
Alguns dos campos, como poderão ver, já se encontram pré-preenchidos como é o caso do nome, morada, o NIF, etc.
Assinalado a verde, estão os campos que têm de ser preenchidos
  • No painel Activ./Enquadr. o "Vol. de Negócios" e no "IR" têm que por em ambos uma estimativa de quanto vão ganhar durante o ano. 
  • Na "Data de Início de Actividade" nunca escolhão uma data anterior ao dia em que estão a fazer o início de actividade. 
  • Como poderão ver nos dois últimos painéis não se preenche nada.
Espero que isto possa ajudar alguém.

13 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Muito obrigado, a sua publicação para mim foi muito útil!

Só uma pergunta: No regime de tributação de IVA selecionou: AIB Opção porque?

Cumprimentos
Cristiano Fernandes

Thor Mentor disse...

Boa noite, peço desculpa pela demora em responder mas só hoje vi os emails.

Ainda bem que achou a publicação útil, fico contente que tenha ajudado alguém.

Em relação à pergunta que me coloca lamento mas não lhe sei responder, tal como digo no post o preenchimento foi feito de forma acompanhada por telefone e limitei-me a ir escolhendo as opções que do outro lado da linha me iam ditando.

De qualquer forma se souber o porquê não hesite em me dizer. Também gostava de saber o porquê.

Cumprimentos

Unknown disse...

Boa noite,

Ao que sei AIB quer dizer aquisições intracomunitárias de bens. Esta só ocorre quando há transporte de bens entre estados membros diferentes.

Anónimo disse...

Agradeço também a informação que disponibilizou. Ajudou e continuará a ajudar muitos com certeza. Obrigado!

Anónimo disse...

Queria apenas agradecer a partilha destas informacoes. Super esclarecedoras, obrigada!

Unknown disse...

Muito Obrigada pela ajuda, pelo menos consegui perceber melhor o que estava falta. O porquê de preencher ainda fico a questionar, mas submetido já está... Thank you!

Sofia disse...

Já por várias vezes me aconteceu não conseguir reabrir a atividade online e ter de ir às Finanças fazê-lo. Uso o Explorer, clico em validar e submeter e a página das Finanças não reage.
Já vos aconteceu? O que fazer?

Sofia disse...

Como se corrigem campos já depois de a declaração ter sido submetida? Obrigada!

Thor Mentor disse...

Peço imensas desculpas em não ter respondido a mensagens nenhumas. Mas por estranho que parece nunca fui alertado para o meu email como era suposto.

Sofia, como nunca me aconteceu nada disso não sei o que lhe responder.

Entretanto os formulários já voltaram a mudar! Embora os nomes dos campos que são necessários preencher se mantenham com o mesmo nome, alguns agora estão localizados noutros painéis. Prometo voltar a actualizar este post em breve.

Sofia disse...

Mais um ano passou e mais uma vez não consigo submeter a declaração. Está tudo preenchido correctamente e não consigo clicar em «Submeter» (só em «Sair»).
Já tentei em todos os browsers...

Sofia disse...

Nem posso clicar em «validar». Só mesmo em «Sair».

FC disse...

Para quem ainda se depara com problemas de validação e submissão do formulário, informo que apenas consegui que o processo funcionasse no internet explorer 11, embora não tenha testado em versões mais recentes do IE.

QuimPetro Engenharia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.