02 novembro, 2007

Astronomia desconhecida #1

Estava eu a dar numa de bisbilhoteiro a ver quem tava ligado às maquinas da student e eis que dei com umm nome de uma maquina chamada deimos. Fui ao google ver se aparecia mais alguma informação e fiquei a saber que Marte tem luas, duas para ser mais preciso. Deimos e Phobos, embora não se pareçam nada com luas. Aparentemente já foram asteroides mas subiram de nivel, foram capturados pela orbita de Marte e agora são planetas.
A imagem, em cima tem uma comparação entre Graspa(em baixo à direita), que é um asteroide, com Deimos(em baixo à esquerda) e Phobos. Acho que Graspa se parece- mais com um planeta do que os outros...

A Perfect Circle, Mar de Noms - The Hollow

2 comentários:

Lisa Costa disse...

Meu querido, uma lua não é um planeta é um satélite natural, por isso não têm nada que se parecer com planetas.

Fico muito surpreendida que te interesses por astronomia. É uma ciência fascinante
muitos beijos

Thor Mentor disse...

Pois tens razão, não é um planeta.

Já agora a definição ofial de planeta é:
Segundo a definição da União Astronômica Internacional(IAU), um planeta é um corpo que orbita o uma estrela, é grande o suficiente para que sua própria gravidade a deixe com forma redonda, e tenha limpado a sua vizinhança de objetos menores em sua órbita.